domingo, 23 de novembro de 2014

Como nascem os vestidos de noivas?

CRIAÇÃO DE VESTIDOS DE NOIVAS

Riscos, rabiscos, observações. O artista desenha e apaga os vestidos, modifica uma manga, o contorno de um decote, dá mais volume a uma saia... Conseguida a forma ideal do vestido de noiva, ele escolhe o forro, o tecido, seleciona a renda certa entre dezenas, separa todos os aviamentos, escolhe a pedraria, faz a mostra do bordado. Vai testando e descartando, testando e aprovando até chegar exatamente a tudo o que tinha imaginado para um novo modelo de vestido de noiva.

O CORTE DOS VESTIDOS DE NOIVA

A partir daí, o trabalho individual e solitário do artista cede lugar à equipe. O projeto é então submetido a todo o departamento de criação que avalia não só a qualidade dos vestidos de noiva e atualidade dos modelos dos vestidos, como também verifica se há coerência entre aquele e todos os outros vestidos da coleção. Tudo aprovado, passa-se a uma fase crucial para o resultado final: o corte. Se ele não for perfeito, põe tudo a perder.

COSTURA DOS VESTIDOS DE NOIVA

Entram em cena nesse momento as artesãs: além da cortadeira e da modelista, a costureira e a arrematadeira. Sempre sob a supervisão do estilista e de toda a equipe de criação. Muita tesoura, agulha, linha e alfinetes. Horas e horas de trabalho meticuloso. Desenvolve-se então uma peça piloto do vestido de noiva, já com todos os detalhes do vestido. É ela que vai balizar a produção de todas as outras peças de vestidos de noiva da próxima coleção.

BORDADOS E PEDRARIAS DOS VESTIDOS DE NOIVA

Como se vê, há um longo percurso entre o sonho do vestido de noivae sua realização. Quanto é feito e desfeito, quanto é rejeitado! Entre a ideia inicial do vestido e a forma final do modelo há uma grande trajetória.
Às vezes difícil, sempre demorada, mas muito gratificante, como no minucioso trabalho das bordadeiras, verdadeiras fadinhas construindo caminhos de flores ou de brilhos para assim termos o tão sonhadovestido de noiva.

AVALIAÇÃO DO VESTIDO DE NOIVA

Momento de passar pelo crivo da equipe. Prova-se o vestido de noiva numa modelo - não no manequim - para que se tenha realmente a noção de como ficará no corpo de quem se destina: a noiva. Todos observam e opinam. Aperta-se um pouquinho na cintura, sobe-se um centímetro no decote, verifica-se a simetria das costuras do vestido de noiva e o encaixe do desenho da renda... Trocam-se ideias até chegar ao consenso.

AJUSTES NOS VESTIDOS DE NOIVA

Recoloca-se então o vestido de noiva no manequim e tudo o que foi discutido e acertado é posto em prática: marca-se na cintura um ajuste de dois centímetros, alinhava-se o decote. Alguém sugere então que seja diminuída um pouquinho a roda da saia: fica mais elegante. Colocam-se alfinetes e se observa o efeito de tudo isso no vestido de noiva. Todos aprovam o modelo do vestido.
São coisas mínimas, pontuais, mas que fazem toda a diferença para a realização dos vestidos de noiva.

FINALIZAÇÃO DO VESTIDO DE NOIVA

Hora do vestido de noiva ir novamente para a máquina, para que tudo seja então devidamente finalizado. Os vestidos de noiva não devem passar para esta fase antes que tudo esteja bem definido, porque, como os tecidos são delicados, deve-se evitar costurar e descosturar várias vezes os vestido de noiva, embora todo o manuseio dos materiais seja feito com muita competência e delicadeza pelos profissionais.

APROVAÇÃO DOS MODELOS DE VESTIDO DE NOIVA

A modelo veste-se novamente de noiva e tudo está como foi planejado: os acertos foram feitos, tudo se encaixa perfeitamente, nenhuma sobra, barra rente ao chão, decote coladinho ao corpo... Cada elemento da equipe sabe muito bem da sua importância e da importância dos outros no resultado final dos vestidos de noiva e todos sabem que fizeram um bom trabalho. Agora é só alegria!

O VESTIDO DE NOIVA ESTÁ PRONTO

Surge assim o vestido de noiva, esplêndido, em sua forma definitiva!
E tem de ser uma unanimidade. Tem de agradar inteiramente ao estilista que o idealizou o vestido, à equipe de criação, às artesãs que fizeram dele uma realidade e, principalmente, tem que agradar inteiramente à pessoa a quem ele se destina e sua razão de ser: a noiva.

Porque a noiva não deve simplesmente gostar do vestido de noiva: ela deve AMÁ-LO e escolhê-lo como único, como seu!